Já passou pela sua cabeça a necessidade ou desejo de começar a praticar meditação

Se sim, você não é o único!

As práticas de Mindfulness, que é uma técnica de meditação com objetivo o foco no presente, têm se espalhado rapidamente por conta dos benefícios gerados tanto na vida pessoal quanto profissional.

Se ainda não encontrou os motivos para colocar a meditação na sua vida a partir de agora, confira só 4 novidades sobre meditação que você não conhecia.

# Aprendendo a não ter medo

Você já pensou em poder viver sem medo?

É bastante arriscado dizer que podemos deixar de ter esse sentimento de defesa que faz parte do nossa formação como ser humano.

Entretanto, uma equipe liderada por estudiosos do Hospital Geral de Massachusetts (MGH), informa que a meditação pode ajudar a diminuir associações temerosas justamente porque envolve experimentar o momento presente com uma mentalidade aberta, curiosa e não reativa. 

Estudos anteriores mostravam que os programas de meditação  eram úteis para reduzir a ansiedade, no entanto, os mecanismos eram desconhecidos. 

Esse novo estudo investigou o sinal de “segurança” como um mecanismo no qual a atenção plena desenvolvida pela meditação pode ajudar as pessoas a terem respostas menos reativas e mais adaptativa aos estímulos que provocam ansiedade.

“Os dados indicam que a atenção plena pode nos ajudar a reconhecer que algumas reações de medo são desproporcionais à ameaça e, portanto, reduz a resposta do medo a esses estímulos”.

Sara Lazar, do MGH Psychiatric Neuroimaging Research Program, autor do estudo.

# Combinar meditação  com exercício físico melhora a saúde do cérebro

Não há dúvidas que exercícios físicos ajudam a garantir a engrenagem do nosso corpo. E claro, a meditação ajuda a diminuir os níveis de estresse, proporcionando uma leveza e serenidade.

A grande novidade é que pesquisas recentes demonstram a correlação direta entre a combinação de exercícios físicos com práticas de mindfulness para melhorar a saúde do seu cérebro.

Como fazer:

  • Anteceder a atividade física com 30 minutos de meditação, num treino de 1 hora no total.
  • Realizar práticas de mindfulness enquanto executa o exercício. 

Assim, da próxima vez que praticar exercícios ou esportes, lembre-se da possibilidade de levar a meditação  às essas atividades. Ou melhor, de praticar as duas de forma integrada, ampliando sua qualidade de vida.

# Mindful Walk

Se a prática de exercícios não faz parte da sua rotina, ainda há formas de incluir a meditação no seu dia a dia. 

A caminhada pode proporcionar uma oportunidade de estar presente – consciente da respiração, das sensações no corpo e nos arredores.

E o melhor de tudo: pode ser feita quase a qualquer hora e em qualquer lugar, sozinho ou com outras pessoas.

Se você é uma pessoa ativa que raramente fica quieta, combinar atenção e movimento é especialmente gratificante. 

# Aplicativos que ajudarão no processo

Falta de tempo já não é motivo para você deixar a meditação para amanhã (ou nunca). 

Mas por onde começar? E como saber exatamente o que fazer no momento de meditar?

Boas notícias – existem vários aplicativos para isso!

Separamos alguns deles disponíveis para Android e IOS e suas principais características para que você não tenha mais entraves quando o assunto é meditação.

  • Meditopia: Oferece mais de 200 tipos de meditação e músicas que ajudam a reduzir o estresse, a ansiedade e a dormir bem. 
  • Lojong: Com meditações guiadas, vídeos animados, timer e muitos conteúdos, o Lojong funciona como uma “academia para a mente”. Aprenda como trazer a atenção plena para o seu dia .
  • Medite.se: Possui o objetivo de descomplicar a meditação. Um grande diferencial é que os áudios podem ser baixados, podendo ser utilizado sem conexão com a internet.
  • Insight Timer: Se você quer mais opções, o Insight Timer possui mais de  9.000 meditações guiadas separados em categorias e podcasts. Além disso, é possível ligar um timer e meditar ouvindo sons relaxantes.
  • Sattva: Oferece meditações guiadas e conta ainda com uma ferramenta para registrar seu humor antes e depois de meditar. 

O Instituto de Liderança Search Inside Yourself também possui uma série de meditações guiadas.

Para acessá-las gratuitamente, é só clicar aqui. Nascido dentro da Google, o programa de Inteligência Emocional com base em Mindfulness e Neurociência tem se espalhado por todo mundo. Quer saber mais sobre ele? 

Fique atento ao nosso próximo artigo.