Mais um ano chega ao fim e, em um piscar de olhos, outro irá começar. No meio dessa transição acontece um fenômeno de estabelecimento de metas e objetivos para o futuro. É hora de começar o planejamento!

Antes de mais nada, planejar é uma forma de dar um respiro para o início de um novo ciclo: uma página em branco, uma nova oportunidade de recomeçar. No entanto, com tantas possibilidades, em um mundo cada vez mais acelerado, nós viemos para trazer uma nova perspectiva e, quem sabe, contribuir para esse momento recheado de reflexões.

Se você é apaixonad@ por checklists, dá uma olhada nas cinco dicas e práticas que separamos para um planejamento mais sustentável.

Vamos lá?

Checklist consciente

Comece por exercitar uma retrospectiva do ano que passou. Você se lembra das metas do fim de 2018? Mesmo que não tenham sido, literalmente, escritas no papel, faça uma retrospectiva. Depois disso, reflita:

Quais pensamentos marcaram o último ano? Quais sentimentos surgiram? Quais objetivos se concretizaram? Quais as principais tomadas de decisão na vida pessoal e profissional? Esse exercício de autoconsciência será o primeiro passo para reconhecer seu próprio status interno e ajudará na tomada de decisões para o próximo ano. 

Na sequência, experimente colocar na sua lista de desejos pequeno hábitos que podem fazer uma mudança na sua vida a longo prazo, Que tal incluir no seu planejamento a prática da respiração consciente todos os dias? Veja como fazer por meio de uma atividade que só dura 1 minuto do seu dia.

A tecnologia a nosso favor

Podemos até cogitar que o mundo era mais fácil quando não havia mensagens do escritório no whatsapp pessoal aos domingos; ou quando passávamos mais tempo com nossos amigos do que nas redes sociais. Sem dúvida, sabemos que a transformação digital traz muitos paradigmas, no entanto, podemos reverter o jogo e utilizar tantos recursos a nosso favor. 

Nesse sentido, recomendamos testar alguns hábitos que podem dar um boost na sua vida. Que tal substituir sua playlist de músicas por um podcast de seu interesse? Aproveite o tempo no trânsito, por exemplo, para aprender algo novo. No trabalho, busque aplicativos e programas que podem auxiliar a sua vida. Veja alguns gratuitos que utilizamos por aqui.

  • Aprimorar a gestão da equipe ou realizar seu planejamento: Trello 
  • Se destacar na reunião com atividades interativas: Mentimenter
  • Fazer apresentações bonitas sem ser designer: Canva
  • Ficar por dentro dos eventos da cidade: Eventbrite e Meetup

 Produtividade é sobre despriorizar

Você já teve a sensação de chegar na metade do ano e sentir que nada mudou? Que o tempo passou rápido demais e que você não concretizou nenhum ponto do seu planejamento? Geralmente queremos fazer muitas coisas para nos sentirmos produtivos, quando na verdade a produtividade é sobre despriorizar

Com o tanto de demandas que nós temos hoje, a priorização virou quase impraticável… é tudo urgente e tudo importante.

Por isso, a sacada aqui é fazer o inverso, despriorizando algumas coisas. Por exemplo, ao terminar a sua lista de metas para 2020, que tal escolher apenas três itens que farão a diferença na sua vida? E estabelecer um compromisso real com elas dentro deu planejamento?

Vamos falar de impacto?

Somos seres sociais, desde uma ajuda para trocar um pneu até um socorrista que salva nossas vidas, somamos forças uns com os outros, mas muitas vezes negligenciamos isso. No mundo corporativo, por exemplo, é muito comum uma atitude individualista ou até mesmo situações em que não enxergamos o impacto do nosso trabalho. Isso acontece pela nossa dificuldade de perspectiva.

Vamos olhar para um exemplo que engloba essas duas coisas: a importância das conexões e a visão sistêmica.

João quer mudar de carreira. Uma de suas opções é deixar o emprego atual e sair distribuindo currículos de porta em porta. Mas e se, ao invés de dizer adeus e sair para a ação, ele começasse por atualizar seu perfil no LinkedIn? E, diariamente, buscasse novas conexões. Aí, depois de pegar algumas dicas com recrutadores, decidisse ser inscrever em um curso numa nova área de interesse que vai significar um diferencial?

Todos esses fatores, somados, ajudam na construção de um perfil profissional mais interessante, aumentando a chance de João conseguir uma boa oportunidade. E isso só foi possível por sua visão sistêmica e pelas conexões realizadas.

O aprendizado como prioridade no planejamento

Há uma frase do Paulo Freire que diz o seguinte: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Sabemos bem que atualmente, sem o lifelong learning, um profissional dificilmente se mantém nas organizações. Pensando nisso, recomendamos que você inclua no seu planejamento para 2020 o aprendizado contínuo como uma das suas prioridades.

Não precisa necessariamente começar uma nova universidade ou pós graduação. Você pode encontrar formas de aprender ao seu redor. Seja por um podcast, cursos pontuais, workshops ou eventos que acontecem na cidade, até mesmo documentários da Netflix. Não deixe de dedicar um investimento em você e também nas pessoas ao seu redor.

No seu trabalho, incentive a promoção do aprendizado em equipe. Se precisar de alguma ajuda nesse quesito, é só contar com a gente!

Comenta aí quais suas metas para o próximo ano, como pretende se planejar e quais são os meios de aprender você mais gosta.

Vamos começar 2020 de uma maneira diferente?