Se você está lendo este artigo, garanto que já deve ter ouvido falar sobre Mindfulness. Essa capacidade tem despertado a curiosidade de muitas pessoas e, não por menos, os benefícios da Atenção Plena têm se tornado alvo de muitas pesquisas científicas.

Embora muitos digam que Mindfulness é a nova moda, temporária, do mundo do bem-estar, não estamos falando de algo recente: suas origens se remetem ao final do século VII a.C.

Quer saber como a Atenção Plena tem melhorado a qualidade de vida das pessoas ao longo dos séculos e pode afetar diretamente a sua carreira hoje? Vamos te contar 5 benefícios da Atenção Plena que podem mudar sua forma de trabalhar e levar a vida.

Para começar…

Por que Mindfulness é importante para você?

O objetivo central do Mindfulness, ou Atenção Plena, é prestar atenção ao que está acontecendo no momento presente, na mente, no corpo e no ambiente externo, com uma atitude de curiosidade e gentileza.

A ciência é nossa aliada

Para provar quais são os benefícios da Atenção Plena, a neurociência e a psicologia têm investigado as implicações dessa prática. Resultados de pesquisas realizadas em centenas de universidades renomadas ao redor do mundo indicam a influência do Mindfulness na capacidade de reduzir o estresse, melhorar o sono, diminuir a ansiedade, aprender mais e melhor, entre muitos outros.

Separamos alguns dos principais benefícios da Atenção Plena comprovados cientificamente para que você fique por dentro.

#1 Diminuir a ansiedade e estresse

O estilo de vida das sociedades ocidentais que estamos acostumados podem aumentar os níveis de estresse, causando problemas psicológicos, como depressão e ansiedade. Mediante à esse cenário, a meditação e a Atenção Plena se apresentam como redutoras dos níveis de cortisol, um hormônio que é liberado em resposta ao estresse.

Sabemos que o cortisol é necessário para o corpo, pois regula e mobiliza energia em situações estressantes. Entretanto, se possuímos aumentos agudos em situações que não precisamos, os efeitos colaterais se tornam visíveis. A prática da Atenção Plena promove um estado de calma e serenidade que diminui  os níveis de cortisol, causando também diminuição da pressão arterial.

#2 Sair do “mundo da lua”

No artigo “O que é Mindfulness” trouxemos um exemplo de quando as pessoas parecem estar no “mundo da lua” em momentos importantes, como reuniões ou ligações.

Um estudo realizado na Universidade de Harvard, provou que as pessoas passam, em média, 46% do tempo  acordadas perdidas em pensamentos soltos.

Já imaginou ter passado metade do seu dia “no mundo da lua”? O problema mais grave está no fato de que, segundo a pesquisa, a maioria dessas ideias que divagam na nossa mente tende a deixar os indivíduos infelizes.

Nesse sentido, desenvolver a Atenção Plena significa manter o foco naquilo que é importante, gerando mais produtividade e felicidade para o seu dia.

“A meditação ajuda na recuperação mais rápida de um episódio de estresse e aguça nosso foco”. Daniel Goleman.

#3 Dormindo melhor

Holly Roy, autora de um estudo sobre Mindfulness da Universidade de Utah, conta que praticantes de Mindfulness apresentam um melhor controle sobre emoções e comportamentos durante o dia. E, durante à noite, mostram um nível baixo de ativação do cortisol, o que as ajuda a dormir melhor.

Não por menos, a qualidade do sono é um dos principais benefícios da Atenção Plena.

#4 Mais criatividade

Que a meditação ajuda a acalmar a mente você já sabe. Agora, um ponto importante é lembrar que uma mente calma possui mais espaço para gerar novas ideias.

É justamente por isso que praticantes habituais de Mindfulness tendem a ser mais criativos, não apenas para atividades do dia a dia, mas também aumentando a criatividade para resolver problemas complexos no mundo do trabalho ou na sua vida pessoal.

#5 Melhorando a concentração e a produtividade

Você já se deparou com situações em que a ansiedade toma conta e você não consegue gerir as atividades do seu dia a dia? E, ao final do expediente, acaba com uma sensação de insatisfação e improdutividade, mesmo depois de uma agenda intensa?

Pois é… Em um mundo com tantas exigências e uma rotina acelerada, muitas vezes não sabemos como reagir e perdemos tempo com a mente divagando. Porém, praticar a meditação pode trazer melhoras significativas justamente na sua concentração e produtividade, porque ajuda a acalmar a mente potencializando o foco naquilo que é importante.

EXTRA: em seu último relatório, o Instituto de Liderança Search Inside Yourself – nascido na Google – destacou que por meio de práticas de atenção plena, os participantes notaram um aumento de 78% em suas capacidades de gerenciar o estresse, apresentando reduções de cerca de 30% neste sintoma.

Colocando em prática

Se você ainda fica desconfiado quando ouve a palavra meditação, temos algo para te dizer: não é necessário horas de dedicação diária.

Uma prática de 1 minuto pode fazer toda a diferença e ser o início do seu processo de desenvolvimento da Atenção Plena. Pensando nisso, preparamos um vídeo para ser seu guia nessa jornada. Assista, clicando  aqui.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre Mindfulness? Veja nosso próximo artigo.

4 fatores pouco conhecidos sobre meditação