Alta Performance: 3 Dicas Importantes

pessoa correndo maratona remetendo a alta performance

Alta Performance: 3 Dicas Importantes

626 413 PS

Você sabia que 65% dos colaboradores ao redor do mundo consideram seu trabalho de alta performance? Por outro lado, o Brasil tem demonstrado resultados de queda produtiva nos últimos 6 anos.

Por que seu negócio não está atingindo a alta performance?

  • Seus colaboradores podem estar sobrecarregados.

Leia também: como orientar meus colaboradores a serem mais produtivos.

  • Falta de know-how.

Vale refletir se sua empresa e os colaboradores estão aptos a gerir, de forma estratégia, o negócio. Uma boa forma de fazer isso é analisando seus concorrentes (benchmarking). Analise se vocês estão ficando para trás em alguns aspectos e corra atrás das especializações necessárias!

  • Líderes inflexíveis.

Leia também: liderança situacional: o melhor líder que você pode ser.

Como garantir a alta performance do negócio?

Receita de bolo você não vai encontrar. Mas depois de alguns anos de mercado, trabalhando com o desenvolvimento humano, nós percebemos que sem essas três etapas, dificilmente você vai conseguir mudar a performance atual do seu negócio. Confira:

#1 Primeiro, você precisa identificar o nível de engajamento em sua organização.

Você pode contratar uma empresa para realizar uma pesquisa de clima organizacional em seu negócio ou pode começar de forma mais empírica, fazendo esse mapeamento você mesmo.

Um bom início pode ser por meio das seguintes reflexões:

  • Quão seguros seus colaboradores demonstram estar para expressar opiniões e crenças?
  • Eles costumam contrapor suas ideias – o que seria desejável – ou sempre concordam com você?
  • Seus colaboradores se demonstram inseguros quanto ao futuro?
  • Você percebe que eles sentem medo de não serem “necessários” para a empresa?
  • Você costuma dar liberdade para que seus colaboradores sejam criativos e ajam de maneira mais informal?

# 2 Em seguida, encoraje-os a expor mais suas opiniões e a interagir mais com os demais colaboradores

Durante as reuniões, incentive a participação de todos os colaboradores. Você pode deixar acordado que todos devem levar um contraponto (ou um fator de risco, ou uma ação de contingência) às premissas que foram definidas para um projeto, por exemplo.

! CUIDADO ! para não fazer com que isso soe uma obrigação, é apenas uma ação para aumentar a colaboração dentro da empresa e não mais uma tarefa que eles devem desempenhar.

# 3 Por último, dê mais visibilidade aos seus colaboradores

Seus colaboradores precisam de reconhecimento – assim como todos os seres humanos. Por isso, quando eles fizerem o esperado (ou além), dê o crédito. Mais do que isso: dê visibilidade para eles. Elogie-os na frente do restante da equipe. Isso também pode funcionar como um desafio para os demais colaboradores.

E aí, teve novos insights para gerir melhor sua equipe? Lembre-se que o melhor que você pode fazer para contribuir para o resultado é desenvolver continuamente suas habilidades de liderança. Nós podemos ajudá-lo nesse processo: conheça o Programa de Formação de Liderança.

Referências:

REILLY, Robyn. Five Ways to Improve Employee Engagement Now. Disponível em: Disponível em: <http://www.gallup.com/businessjournal/166667/five-ways-improve-employee-engagement.aspx>. Acesso em: 21 mar. 2017.

HEWITT, Aon. 2016-Trends-in-Global-Employee-Engagement. Disponível em: <http://www.modernsurvey.com/wp-content/uploads/2016/05/2016-Trends-in-Global-Employee-Engagement.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2017.

LIPMAN, Victor. Why Are So Many Employees Disengaged?. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/victorlipman/2013/01/18/why-are-so-many-employees-disengaged/#612912b41e22>. Acesso em: 31 mar. 2017.

Comentários

comentário