Como você encara os resultados que obtém na vida? Acredita que eles são determinados por fatores externos (como sorte ou destino) ou internos (como sua própria habilidade)?
Há décadas está sendo estudada a relação entre nossos comportamentos e os resultados que atingimos. Julian B. Rotter, um dos autores mais influentes do tema, propôs um conceito conhecido como “Lócus de Controle”, cujo significado é Local de Controle, e pode ser resumido através das possibilidades de “onde” acreditamos estar o controle sobre nossos resultados:

  • Lócus de Controle Interno: Quando acreditamos que os resultados e recompensas que obtemos, sejam eles satisfatórios ou não, são a consequência de nossos próprios comportamentos, atributos e decisões.
  • Lócus de Controle Externo: Quando acreditamos que os resultados e recompensas que obtemos são a consequência da ocorrência de fatores fora do nosso controle e que nada ou pouco poderíamos ter feito para que fosse diferente.

Desse modo, podemos perceber que quanto mais nos posicionamos no Lócus Interno, mais responsabilidade assumimos e, consequentemente, temos mais controle e poder sobre determinada situação. Inclusive, ele é considerado como uma das características mais marcantes em empreendedores de sucesso, os quais têm a convicção de que são capazes de controlar seus próprios destinos.

Mesmo sendo a escolha pelo Lócus Interno mais saudável, pesquisas indicam que a grande maioria das pessoas atua predominantemente no Lócus de Controle Externo, tolhendo significativamente o controle sobre os próprios resultados e as chances de sucesso. Isso acontece principalmente porque, quando atuamos no Lócus Externo, nos protegemos de frustrações ou dos altos gastos de energia que poderíamos ter na busca por um resultado diferente.

As pessoas agem de modos diferentes de acordo com o Lócus no qual tendem a atuar. Por exemplo, uma pessoa atuando no Lócus Interno consegue identificar rapidamente o nível de controle que tem sobre o desfecho de uma situação, desenvolvendo com maior agilidade uma estratégia que potencialize seus resultados, evitando gastos desnecessários de energia.

Em qual Lócus de Controle você tem atuado mais em seu dia a dia? Leia aqui o artigo completo e reflita com sinceridade.