Características que diferenciam as equipes de alto desempenho

Características que diferenciam as equipes de alto desempenho

Características que diferenciam as equipes de alto desempenho

209 300 PS

O que as equipes de alto desempenho têm que as diferenciam das demais?

Matt Mayberry, colaborador da revista on-line Entrepreneur, foi atleta por boa parte da sua vida. Já esteve presente em equipes que chegaram ao topo e em equipes que não chegaram a lugar nenhum. Longe dos campos e dentro do mundo organizacional, Mayberry observa a forte similaridade que existe entre equipes de alto desempenho, sejam elas esportivas ou corporativas.

Equipes de alto desempenho devem ter:

Visão compartilhada – Gestores e colaboradores precisam ter o mesmo entendimento sobre a visão da empresa. O objetivo de praticamente todo time de futebol é ser campeão. Então, a cada nova temporada que se inicia, o objetivo é revisitado e todos – treinadores, jogadores e pessoal de apoio – sabem exatamente qual é a visão e a direção que deve ser seguida. O mesmo deve acontecer em uma organização: a visão deve ser compartilhada e compreendida por todos os membros da equipe, que devem buscar meios de torná-la presente a cada entrega que a empresa fizer.
Liderança autêntica – Os melhores líderes do mundo organizacional são autênticos e valorizam seus colaboradores. Sentindo isso, cada integrante da equipe fica muito mais disposto a dar o melhor de si todos os dias. Matt Mayberry teve a oportunidade de conversar com colaboradores de uma das empresas mais produtivas do mundo e ouviu várias frases similares a esta: “nossa liderança é ótima; eles realmente se preocupam conosco como pessoas”.
Boa comunicação – Mayberry acredita que erros graves dentro de um jogo de futebol quase sempre são oriundos de falhas na comunicação. O mesmo acontece em uma organização: a falta de uma comunicação adequada pode trazer grandes prejuízos. Desse modo, aperfeiçoar o sistema de comunicação da empresa e as habilidades individuais de cada um pode trazer bons resultados e fortalecê-la ainda mais.
Escuta ativa – As equipes de alto desempenho não só se comunicam melhor do que as demais, como também têm uma habilidade maior para ouvir. Ouvir a liderança, que também os ouve, ouvir uns aos outros e ouvir o que os clientes têm a dizer. Segundo Mayberry “estar disposto a ouvir mostra que você se importa”.
Altruísmo – Você dificilmente vai conseguir encontrar uma equipe de alto desempenho em que não haja altruísmo em praticamente todas as ações de seus membros. Mesmo que a estrela do time queira quebrar todos os recordes ou que o melhor colaborador queira ganhar as melhores promoções, todas as ações deles colocam os interesses da equipe em primeiro lugar. Todos sabem que se a equipe como um todo é realmente boa, ela faz com que seus integrantes se tornem indivíduos cada vez melhores – mas a equipe vem primeiro.

Existem inúmeras outras características que podem contribuir para o alto desempenho de uma equipe, mas essas, por mais simples que possam parecer, são essenciais nessa busca.

Você é um profissional que quer contribuir para a alta performance da sua equipe? Busque incorporar essas características nas suas atitudes e inspire os outros a fazerem o mesmo!

Nos últimos 16 anos, a PS Treinamento vem, orgulhosamente, ajudando equipes a se desenvolverem e aumentarem cada vez mais o desempenho. Saiba mais sobre como podemos ajudar: http://bit.ly/1NfS1H5

Comentários

comentário

Deixe uma resposta