Como a decisão estratégica pode manter sua empresa fora de risco

Decisões estratégicas

Como a decisão estratégica pode manter sua empresa fora de risco

940 460 PS

A velocidade com que a tecnologia evolui e a acirrada concorrência no mercado atual, faz com que fique cada vez mais complexo para líderes tomarem a decisão correta a respeito da estratégia e dos recursos necessários para prosseguir na jornada rumo ao sucesso.

Decisão estratégica: como ela afeta a sua liderança

decisão estratégica

decisão estratégica

Muitas vezes essas mudanças, rápidas e imprevisíveis, podem significar ameaças estratégicas e competitivas. Por isso, o líder precisa estar sempre antenado ao presente e às tendências do futuro, afinal, uma decisão tomada erroneamente por falta de informação pode comprometer o desempenho da sua equipe.

3 passos para tomar uma decisão estratégica

Mesmo ciente de que você nunca vai ter o conhecimento pleno sobre tudo o que pode acontecer, para que seja possível tomar decisões estratégicas de alta qualidade e eficácia, é preciso levar em conta três itens fundamentais:

# 1 Considere os cenários futuros

É preciso tomar cuidado para que as reuniões não foquem apenas no presente. Para evitar isso, sempre leve em conta os cenários futuros nos momentos de decisão, dessa forma você posiciona sua empresa para que ela seja imprescindível no futuro.

# 2 Faça benchmarking em outras empresas

Uma boa maneira de ficar sempre conectado é fazendo benchmarking em outras empresas, muitas vezes até de ramos diferentes. Benchmarking é a análise das melhores práticas de uma empresa ou indústria, visando melhorar o desempenho do seu negócio a partir das experiências observadas em outras organizações. Pode ser realizado através de visitas à empresas, pesquisas na internet, conversas, participação em eventos, entre outros.

# 3 Realize estudos de mercado

Reúna o máximo possível de dados e informações necessários para tomar uma decisão. Estude-os atentamente para estar certo e embasado sobre o que vai fazer. Mantenha-se firme em sua escolha e, depois de um bom tempo, analise se essa decisão trouxe os resultados que você esperava.

Procure seguir esses passos para estar sempre pronto para tomar boas decisões.

Boas Decisões e Bons Negócios!

 

Referências:

TURO, Jay. How to Place Your Bets When Making Risky Business Decisions. Disponível em:<http://www.entrepreneur.com/article/230012>. Acesso em: 18 jun. 2014.

Comentários

comentário