Empoderamento pessoal: 3 passos para o protagonismo

Empoderamento pessoal: 3 passos para o protagonismo

Empoderamento pessoal: 3 passos para o protagonismo

640 300 PS

Você sabia que o Brasil possui mais de 16 milhões de empresas ativas? Isso resulta em, no mínimo, 16 milhões de líderes. Para chegar aonde estão, esses líderes tiveram que praticar o empoderamento pessoal e utilizar, mesmo que intuitivamente, o locus de controle.

O que é locus de controle?

Caso você nunca tenha ouvido falar desse conceito, o locus de controle basicamente se traduz em uma palavra, autorresponsabilidade. E é dividido em dois: locus externo e locus interno.

protagonismo-e-empoderamento-pessoal

Veja o exemplo abaixo:

Com essa crise econômica que tomou conta do mundo não conseguiremos crescer conforme planejado. Além disso, o governo não está ajudando em nada e nossas metas já estão afetadas, só conseguiremos retomar nossos resultados quando a crise passar.

  • Locus externo:

As pessoas têm uma tendência a achar algo ou alguém que seja responsável pelos resultados, principalmente quando as coisas dão errado. Nessas situações, dizemos que o indivíduo está no modelo de controle externo e, por isso, tende a ser passivo, apenas repetindo padrões em vez de tomar as decisões.

Outro exemplo:

A crise econômica é uma fase de instabilidade em que a lucratividade da empresa pode ser comprometida. Por isso, neste momento é importante separar mais tempo para o planejamento, buscando ações estratégicas que suavizem os impactos.

  • Locus interno:

Quando as pessoas estão no lugar de controle interno, também analisam o cenário e percebem as dificuldades, mas dão um passo além: não buscam culpados, mas sim soluções. Refletem racionalmente sobre o que está acontecendo e o que podem fazer para melhorar a situação.

Você sente que investe muita energia procurando culpados para as situações? Sente que precisa praticar o empoderamento pessoal? Trouxemos algumas dicas para ajudá-lo.

Empoderamento pessoal em 3 passos

# 1 Conhece-te a ti mesmo

O primeiro passo para o empoderamento pessoal é perceber em qual Lócus de Controle você tem atuado mais no seu dia a dia. Você se lembra de alguma situação em que colocou a responsabilidade pelos conflitos em seu cônjuge? Ou a responsabilidade financeira nos altos preços ou maus hábitos financeiros de sua família?

# 2 Faça as perguntas certas

Quando você perceber que um tema chega num impasse e que se começa a responsabilizar fatores externos, lance a questão: “Quais ações e decisões estão na minha mão para solucionarmos essa questão?”. Com isso você estará migrando para o Lócus de Controle Interno e identificando o que de fato você pode fazer para influenciar ou resolver uma situação, ou seja, praticando o empoderamento pessoal.

# 3 Empodere-se

O mais importante desse conceito é que quanto mais no Lócus Interno nos posicionamos, maior responsabilidade assumimos sobre nossos resultados. Se nos sentimos mais responsáveis sobre um tema, automaticamente temos mais controle sobre isto e se temos mais controle temos mais poder.

Quer saber mais sobre esse Lócus de Controle e Empoderamento Pessoal? Leia este artigo.

Quer ser o protagonista da sua própria história? Tem dificuldades em praticar o empoderamento pessoal? Nós queremos ajudar você! Conheça nossa palestra Protagonismo e Empoderamento Pessoal, entre em contato para mais informações.

Fale com a gente

Telefone: (41) 3357-3537 // (11) 4680-3576
corp@pstreinamentoempresarial.com.br

Descubra em qual locus de controle você tem atuado mais: clique aqui.

Comentários

comentário