GESTÃO DO TEMPO: DÊ CONTA DA ROTINA SEM ENLOUQUECER

Independente de qual seja a sua função, provavelmente muitas vezes você se encontre sobrecarregado de trabalho. Muitas pessoas reagem ao stress dessas situações trabalhando em várias tarefas ao mesmo tempo, o que é praticamente o mesmo que não estar trabalhando em nada; ou não priorizam adequadamente seus afazeres e acabam perdendo prazos, prejudicando toda a empresa. Isso significa que você não está fazendo a gestão do tempo.

Como Dar Conta de Todas as Demandas de Forma Saudável?

A resposta para essa pergunta é algo que pode auxiliá-lo imensamente em todos os momentos da sua vida profissional e pessoal: a gestão do tempo. Para gerenciá-lo de maneira eficaz é preciso muito planejamento, organização e priorização adequada dos afazeres.

Como fazer?

Abaixo vamos compartilhar alguns métodos que podem ajudá-lo a priorizar corretamente os afazeres e, consequentemente, administrar melhor o seu tempo:

# Planeje tudo

Faça uma lista de tudo o que você precisa fazer, e lembre-se que nada é tão pequeno que não precise entrar na lista. Quando suas ações são planejadas, a quantidade de coisas que consegue realizar é incrível! Talvez você possa adotar o hábito de, no final de cada dia, montar a sua agenda para o dia seguinte e visualizar todas as tarefas. Isso o ajuda a não esquecer e a organizar todas as atividades.

Método ABCDE – A partir da lista, que inclui também suas atividades de rotina, determine as prioridades considerando a seguinte classificação:

    • Nível A: Tarefas que, se não forem feitas hoje, terão consequências negativas significativas.
    • Nível B: Tarefas que podem ter uma consequência levemente negativa se não forem concluídas hoje.
    • Nível C: Tarefas que não terão nenhuma penalidade se não forem concluídas hoje.
    • Nível D: Tarefas que podem ser delegadas a outros profissionais da empresa.
    • Nível E: Tarefas que poderiam ser eliminadas.

Comece pelas tarefas que tem maior prioridade e, se constar na sua lista vários itens para cada nível (por exemplo, 6 atividades de nível A), você precisa definir a ordem: A1, A2, etc.

# Desfrute da sensação de tirar da lista o que já foi finalizado

Quando terminar uma tarefa, desfrute da sensação de tirá-la da lista, o que pode servir de motivação para que você seja cada vez mais produtivo. O que não conseguir terminar, reagende para o dia seguinte.

Referências:
http://www.dummies.com/how-to/content/how-to-manage-time-by-prioritizing-daily-tasks.html
http://smallbusiness.foxbusiness.com/entrepreneurs/2013/12/16/expert-time-management-tips-for-busy-entrepreneurs/

17 de setembro de 2014