Influência e liderança: ser amado ou ser temido?

Influência e liderança: ser amado ou ser temido?

500 312 PS

Mesmo fora do ambiente profissional, a sua rede de convívio não deixa de ser networking, e é fundamental que líderes e empresários se conscientizem disso e fiquem atentos às atitudes, à influência e à imagem que transmitem.

Com a chegada dos megaeventos, você pode influenciar muitas pessoas a ser o melhor que elas podem ser, principalmente dentro da sua equipe, o que só trará resultados positivos para a empresa.

Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.”

Mahatma Gandhi.

Ivan Misner, considerado o pai do networking moderno, fundador e presidente da BNI, organização profissional de networking, diz que, para conseguir ser fonte de inspiração e se tornar um mestre na rede de contatos, você deve manter sua atitude positiva sempre, não importa o que aconteça.

Se começar a lamentar sobre o quanto está exausto ou der a entender que preferiria estar em casa dormindo, as pessoas vão perder o interesse em você, e deixar de ouvir o que tem a dizer.

Liderança e Influência: ser amado ou ser temido?

Uma das grandes dúvidas que surgem no momento em que se está liderando uma equipe é: devo ficar amigo deles? Se eu me aproximar demais, eles passarão a me desrespeitar? Devo ser autoritário para garantir que façam o que eu peço?

É comum o líder partir para um posicionamento mais incisivo para atestar sua autoridade, mas isso pode acabar alienando seus colegas e subordinados. Após anos de pesquisa, descobriu-se que o melhor método, na verdade, é o equilíbrio. Mas a ordem dos fatores altera o produto:

O ideal, segundo estudos na sociologia e na psicologia, é mostrar primeiro afetividade e se conectar com os demais colaboradores. Após conquistar um espaço de confiança, será possível unir a simpatia com manifestações de competência – e, dessa forma, exercer influência.

Mas como fazer isso?

Misner dá algumas dicas para o bom desempenho do networking, que podem contribuir para o seu sucesso profissional:

#1 Seja motivado

Entusiasmo e motivação refletem seu desejo interno de sucesso e superação.

Como?

  • Seja positivo. Acompanhe o progresso que você está fazendo e comemore-o. A pesquisadora de Harvard Teresa Amabile descobriu que nada é mais motivador do que o progresso;
  • Recompense a si mesmo. Pesquisas mostram que as recompensas são responsáveis ​​por três quartos do porquê você faz as coisas
  • Cerque-se de pessoas que você admira. Estando ao lado de pessoas que você admira será muito mais fácil encontrar motivação para atingir seus objetivos.

#2 Seja confiável

Seja digno da confiança dos seus contatos. Já é fato comprovado que é muito difícil recuperar a confiança de alguém depois de perdê-la. Então, opte sempre pelo caminho da transparência e sinceridade.

Como?

  • Cumpra sua palavra. Mesmo se for uma coisa pequena, cancelar ou não cumprir completamente o que você prometeu abalará sua confiabilidade.
  • Esteja presente. Por definição, alguém confiável é alguém que você quase sempre pode contar.
  • Fale sempre a verdade. Por mais difícil que seja naquele momento, falar a verdade mesmo sabendo das consequências, demonstra que você não tem o que esconder.

#3 Ouça mais

Aprenda a ouvir mais do que falar. Pessoas que optam mais por falar do que ouvir geralmente perdem informações valiosas.

Como?

  • Faça perguntas. Demonstre interesse e tenha certeza de que está acompanhando a linha de raciocínio do interlocutor.
  • Afirme que está acompanhando. Utilize expressões como “sim”, “ahã”, “estou entendendo”, ou balance positivamente a cabeça.
  • Seja honesto em relação à sua disponibilidade de tempo. Combine no início do diálogo quanto de tempo você pode dedicar naquele momento. Se for o caso, negocie outro momento para a conversa.

#5 Agradeça

Parece óbvio, mas muitas pessoas se esquecem de agradecer aos outros e isso é um hábito fundamental para o bom relacionamento.

Como?

  • Aumente a personalização. Escreva uma nota de agradecimento escrita à mão, reconhecendo as coisas que você valoriza sobre eles e sobre suas habilidades no trabalho.
  • Demonstre que você se importa. Traga algum lanche ou almoço para seus colaboradores se perceber que eles estão trabalhando duro, sem tempo para fazer uma pausa.
  • Tenha empatia. Ouça atentamente quando eles reclamam de alguma coisa, reconheça se eles precisam de espaço para descobrir as coisas por conta própria, ou se precisam de algum conselho ou ajuda.

Dica bônus: tente permanecer consciente de suas atitudes o maior tempo possível, perceba algumas características que você pode melhorar e pense em soluções simples para conseguir isso. Note os benefícios que terá. Com o passar o tempo, isso será natural e você se tornará uma pessoa mais inspiradora.

A PS Treinamento pode ajudá-lo no processo de construção de confiança e influência, para que se torne um grande líder. Nós somos especialistas em treinamento de formação e desenvolvimento de liderança, conheça nossos programas.

Referências:

CUDY, Amy; KOHUT, Matthew ; NEFFINGER, John . Influência como ter como usar. Harvard Business Review Brasil, [S.l.], p. 37-60, jul.2013.

CASEY, Jessica. WikiHow to Build Trust. Disponível em: <http://www.wikihow.com/Build-Trust>. Acesso em: 21 fev. 2017.

BARKER, Eric . How to Motivate Yourself: 3 Steps Backed By Science. Disponível em: <http://time.com/2933971/how-to-motivate-yourself-3-steps-backed-by-science/>. Acesso em: 15 fev. 2017.

DESCHENE, Lori . 50 Ways to Show Gratitude for the People in Your Life. Disponível em: <http://tinybuddha.com/blog/50-ways-to-show-gratitude-for-the-people-in-your-life/>. Acesso em: 20 mar. 2017.

Comentários

comentário