Inteligência Emocional: como desenvolver na prática

mulher estressada sem inteligência emocional

Inteligência Emocional: como desenvolver na prática

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A Inteligência Emocional vai mudar a sua vida

Inevitavelmente você vai se deparar com momentos desafiadores. E quando acontecer, você precisa ter a Inteligência Emocional como aliada para superar os desafios.

Como superar barreiras e alcançar objetivos

Você tem como objetivo transformar os ambientes onde está e causar um impacto positivo no mundo? Sonha em prosperar no trabalho, liderar de forma admirável e fazer parte de times realizadores?

Esse sonhos e objetivos são comuns para nós e são muito importantes para nos manter engajados, mas se você ignorar um aspecto fundamental que vamos abordar nesse artigo, será difícil atingir os objetivos, ser feliz nessa caminhada e atrair pessoas boas para seu entorno.

Acreditamos firmemente na importância de nos relacionarmos bem conosco mesmo e com quem está à nossa volta.

Por que dizemos isso?

Veja este pensamento de um dos autores e psicólogos mais renomados da atualidade:

“Os que estão à mercê dos impulsos – os que não têm autocontrole –  sofrem de uma deficiência moral. A capacidade de controlar os impulsos é a base da força de vontade e do caráter” (Daniel Goleman)

De qual qualidade estamos falando? Já sabe? Sim, Inteligência Emocional, que chamaremos carinhosamente daqui para frente de “IE”.

Situações que você provavelmente já viveu

Muitas vezes as coisas não acontecem como a gente gostaria. Você passou recentemente por alguma dessas situações?

  • Passou uma demanda e ela não foi executada como desejado
  • Se incomodou com a atitude de algum colega
  • Obteve resultados abaixo do esperado, ou não foi reconhecido
  • Sentiu que não está tendo tempo para todas as demandas
  • Se sentiu ofendido, triste, ignorado, com medo, com raiva ou aversão.

Já aconteceu com você? Nós vemos isso acontecendo o tempo todo e acreditamos que vai continuar acontecendo.

Causa e Efeito

A questão é que, inevitavelmente, você vai se deparar com momentos emocionalmente desafiadores com certa frequência. E a forma como você lida com eles vai impactar fortemente aspectos cruciais da sua vida. Segundo o livro “Altered Traces” de Richard Davidson e Daniel Goleman, alguns desses aspectos são:

    • Qualidade de vida
    • Qualidade do sono
    • Imunidade do corpo
    • Motivação
    • Qualidade das relações afetivas e profissionais
    • Produtividade

Diante disso, você tem as seguintes opções

Quando não sabemos lidar com alguma situação, o que nós fazemos? Torcemos para que isso não aconteça. E essa certamente é uma opção.

A outra é você não ignorar que uma das qualidades mais importantes que podemos desenvolver na nossa vida é o equilíbrio emocional. E é aí que começa a caminhada de preparação real de uma pessoa para enfrentar, com cada vez mais recursos próprios e sabedoria, os desafios da vida.

A decisão aqui é: ou você torce para que as situações emocionalmente difíceis não aconteçam, ou você se prepara, desenvolve sua Inteligência Emocional e se torna cada vez mais hábil em gerenciar suas emoções.

Como lidar com situações difíceis?

A questão é que poucos de nós tivemos nossas habilidades emocionais desenvolvidas. Viemos de uma educação tecnicista, que nos prepara para responder perguntas, demonstrar domínio sobre conhecimentos, mas raramente para lidar com situações difíceis como, por exemplo, o conflito com um colega.

Mesmo em outros ambientes, a maior possibilidade é que as pessoas tenham assistido, em sua infância, a episódios de descontrole emocional com os próprios pais, vizinhos e/ou cuidadores. Claro, eles passaram pela mesma formação de ênfase técnico, possivelmente até em condições piores do que as nossas.

Mas calma, nem tudo está perdido. Em 1992, na Universidade de Wisconsin, Richard Davidson propôs publicamente o conceito de Neuroplasticidade. Ao meu ver, essa foi uma das maiores contribuições da neurociência para os estudos do comportamento humano.

“A Neuroplasticidade mostra que a experiência repetida pode alterar o cérebro, modelando-o.” Richard J. Davidson

O que isso significa? Uma ótima notícia para você, que deseja aumentar a sua IE. Aquilo que pensamos e no que prestamos atenção altera a estrutura e a funcionalidade do nosso cérebro.

Mas então, como faço para preparar meu cérebro para me ajudar com os desafios emocionais que eu sei que vou enfrentar?

Busque Dentro de Você

O Instituto de Liderança Search Inside Yourself (SIYLI), que fica na Califórnia, dedica-se exclusivamente a estudar e disseminar meios de se aumentar a IE. Após anos de pesquisa e trabalho com líderes de diversos países, inclusive muitos do renomado Vale do Silício, identificou três impactos mais importantes na vida de quem desenvolve suas habilidades relacionadas à gestão das emoções:

      • Capacidade de liderar melhor
      • Performance pessoal
      • Felicidade e bem-estar.

Isso sem falar em diversos outros efeitos positivos, identificados como melhorias da criatividade, da gestão do tempo e das relações interpessoais.

Como desenvolver Inteligência Emocional na prática

As pessoas não melhoram a sua Inteligência Emocional por lerem ou fazerem cursos a respeito. Centenas de estudos científicos estão mostrando que podemos remodelar o nosso cérebro, principalmente no que tange a como ele reage em momentos potencialmente disparadores de emoções fortes. E isso é possível através de um conjunto de práticas específicas, incluindo práticas de Mindfulness. Podemos criar novos hábitos mentais que nos deixarão muito mais capazes de compreender e lidar com as nossas emoções e as dos outros.

Podemos ser mais produtivos, liderar melhor e nos relacionar de forma mais saudável através de métodos muito mais leves e eficazes do que normalmente conhecemos. Sim, estamos falando de uma cultura de paz e de bem-estar, inclusive no ambiente de trabalho.

Nossas dicas para você

    • Para qualquer realização que você queira alcançar no mundo, a IE será uma qualidade determinante. Quanto maior a velocidade das mudanças e maior a pressão do ambiente, mais importante será sua capacidade de atuar de forma equilibrada.
    • A maioria de nós não foi preparado para lidar com episódios emocionalmente desestabilizadores, mas antes de pensar em responsabilizar alguém, assuma você mesmo as rédeas de iniciar esse processo consigo mesmo.
    • Até a Neurociência contribui nos trazendo o conceito da Neuroplasticidade, provando-nos neurologicamente que podemos aprimorar a forma como lidamos com episódios emocionais através de práticas que nos ajudem a criar novos hábitos mentais.

Dois passos para você começar

  1. Algumas práticas de Mindfulness podem contribuir muito para nosso autoconhecimento e para treinarmos nossa mente. Se você ainda não aderiu, recomendamos que busque mais informações. Vamos indicar aqui dois aplicativos com partes gratuitas bem completas.
    • HeadSpace (em inglês)
    • Lojong (em português)
  2. Continue acompanhando nossos textos, vamos abordar com mais profundidade cada habilidade dentro do domínio da IE. Aliás, vamos direcionar os próximos textos de acordo com as situações que nossos leitores demonstrarem mais interesse. Sobre qual tipo de situação emocionalmente desafiadora você gostaria que a gente escrevesse?

Tem interesse em saber mais sobre o Search Inside Yourself no Brasil? Manda uma mensagem! Estamos começando a preparar os primeiros workshops (abertos e in company).

Para pensar

Cuidemos melhor do nosso ambiente interno, pois somente assim estaremos construindo os ambientes externos que almejamos.

Sugerimos que veja esse vídeo do Daniel Goleman sobre compaixão para o TED

Questionador do status quo, surfista, meditante e palestrante.

01 de março de 2019

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