Liderança feminina: construindo confiança

Liderança feminina: construindo confiança

Liderança feminina: construindo confiança

621 555 PS

Imagine que você acabou de ser promovida. Qual é a sua primeira reação? Provavelmente ficará muito feliz mas, com certeza, também sentirá uma grande preocupação em realizar uma boa liderança. O reconhecimento é um dos maiores gaps quando se trata de liderança feminina. Sabe por quê?

liderança feminina - construindo-confianca

Liderança feminina: desafios e oportunidades

A cobrança no ambiente de trabalho é natural para qualquer indivíduo, de qualquer sexo, raça e religião. Entretanto, uma pesquisa desenvolvida pela Harvard Business Review (2013) demonstrou que, quando se trata de liderança feminina, as cobranças tendem a ser maiores e o reconhecimento, menor. Isso ocorre por conta do viés do gênero.

O que significa isso?

Significa que a liderança ainda está muito interligada à masculinidade. A incompatibilidade entre as qualidades consideradas femininas e as que são convencionalmente necessárias para a liderança coloca a liderança feminina em um impasse.

Mas como resolver esse problema?

Separamos 3 dicas para mulheres na liderança (ou que desejam chegar lá) que ajudam a lidar com o desafio do viés de gênero:

# 1 Desenvolver habilidades de liderança

Buscar novas experiências para ganhar perspectiva diversa.

Nossa dica para mulheres na liderança: no início da carreira, procure estágios, programas de trainee e intercâmbios. Caso já tenha experiência, busque especializações, publique artigos, aprenda novas línguas. Quanto mais bagagem e habilidades você desenvolver, maior destaque terá.

# 2 Conhecer seus desejos e pontos fortes

Ser clara sobre o que você quer e se posicionar para tal.

Nossa dica para mulheres na liderança: para cumprir o desafio de estar na liderança, as mulheres acabam aceitando cargos com os quais não se identificam. É importante ter consciência do que você gosta e do que faz bem. Ao saber o que quer, você terá mais clareza de como chegar lá.

# 3 Empoderar a liderança feminina

Reconhecer que você é um modelo a ser seguido – e ser honesta sobre as suas experiências de liderança.

Nossa dica para mulheres na liderança: aqui, na verdade, a responsabilidade é da empresa. Mas trazendo para o Locus de Controle Interno, você pode propor e liderar programas de desenvolvimento e a construção de modelos para líderes mulheres.

Um dos objetivos da PS Treinamento Empresarial é aumentar a liderança feminina. Quer saber como? Conheça o Programa de Formação de Liderança.

Comentários

comentário