Liderança nas organizações: 2 grandes lições que você não pode ignorar [Parte 1]

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Liderança nas organizações: 2 grandes lições que você não pode ignorar [Parte 1]

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Você já se sentiu frustrado diante de sua equipe?

Bom, imagine que um belo dia você entra no escritório e vê sua equipe conversando e, aparentemente, deixando de lado as tarefas do trabalho. No momento em que os colaboradores enxergam você, viram rapidamente para os computadores e começam a abrir e fechar abas sem nenhum objetivo.

 

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Essa situação parece familiar? Então você precisa ler este artigo.

Ou, em outro momento, você chama um colaborador para conversar sobre um relatório cheio de erros. Você, como um bom líder, não o critica e se esforça ao máximo para dar conselhos e explicar os impactos que aqueles detalhes têm. Você já sentiu que ele não parecia dar muita atenção?

Mas qual é o segredo para motivar equipes?

Continue lendo este artigo e conheça 2 lições de grandes referências em liderança nas organizações. São elas:

  • A importância de valorizar as pessoas;
  • Encontre o caminho certo.

Liderança nas organizações: não existe fórmula mágica, mas sim práticas mágicas.

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Por mais que não haja uma fórmula, alguns conceitos – como a liderança situacional – e boas práticas podem sim ajudar muito no momento de liderar equipes.

James Norris, gerente da Vanguard, concorda que a liderança nas organizações não é estática e afirma que “no fim das contas, tudo se resume a uma coisa apenas: líder é aquele que escolheu liderar.”

Ou seja, para se tornar um líder, o primeiro passo é que sua definição de felicidade seja participar do sucesso de outra pessoa.

Além disso, outras premissas para desenvolver estrategicamente a liderança nas organizações são:

  • Determinação e vontade de influenciar outras pessoas;
  • Disponibilidade e paciência para repassar seus conhecimentos;
  • Servir como uma ponte de onde os membros da sua equipe estão hoje para onde cada um deles deseja chegar.

Se você optou pela liderança e está determinado a direcionar o rumo da sua equipe, pode – e deve – aprender com lições de grandes referências em liderança nas organizações.

Pensando nisso, separamos cinco lições de grandes empreendedores do último século: Sofia Esteves, fundadora do Grupo DMRH e da Cia de Talentos, Jorge Paulo Lemann, o maior empresário do Brasil, Bernardo Hees, presidente da Heinz, Drew Dudley, fundador da Nuance Leadership Development Services e Alessandro Carlucci, presidente de uma importante rede de cosméticos.

#1  A  importância de valorizar as pessoas

“Se você se dedica às pessoas, as pessoas se dedicam a você.”. Sofia Esteves acredita muito no poder das pessoas e acredita que “tudo que a gente é é um pouco de todo mundo”.

Algumas lições da empreendedora sobre liderança nas organizações são:

  • Acredite em si mesmo (e faça por merecer). Antes de qualquer coisa, você precisa demonstrar seu valor para os outros. Precisa, para isso, sair de sua zona de conforto e batalhar por cada coisa que deseja conseguir dando seu melhor. Não tenha medo de se arriscar, vá sempre em busca do “sim”!
  • Se dedique às pessoas. Os negócios possuem três pilares: o produto, as pessoas e os processos. Mas, se você parar para pensar, todos eles poderiam se resumir apenas a um: as pessoas. Para que os produtos sejam feitos, é preciso de pessoas; e para que os processos sejam estabelecidos e executados, também. Por isso, acreditar e investir nas pessoas é essencial.
  • Tome responsabilidade pelos seus atos. Entender as consequências de nossos atos é de extrema importância, pois, além de nos fazer refletir sobre cada atitude que tomamos, também nos faz enxergar a oportunidade que temos de impactar a vida de outras pessoas – positiva ou negativamente. A autorresponsabilidade é o primeiro passo para desenvolver estrategicamente a liderança nas organizações.

#2  Encontre o caminho certo

“A única maneira de encontrar seu caminho é fazendo, testando.”. Jorge Paulo Lemann, empresário suíço-brasileiro, acredita muito que sem tomar riscos, você não faz nada.

Algumas lições que o maior empreendedor do Brasil nos traz sobre liderança nas organizações são:

  • Ter gente boa atrai gente boa. Novamente, encontramos as pessoas como prioridade para uma liderança estratégica. Ter talentos ao seu lado fará com que você alcance patamares muito superiores.
  • Tenha foco e seja eficiente. Essa já é um clichê, mas ainda assim, no dia a dia, nós acabamos esquecendo de praticar o foco. Ter foco não significa desenvolver planos extremamente elaborados. Pelo contrário, ter foco é otimizar os métodos mais simples para que eles se tornem altamente funcionais.
  • Tenha um grande sonho. Muitos dizem que sonhar alto pode culminar em grandes quedas. Mas a liderança nas organizações precisa definir grandes objetivos e baseá-los em metas concretas. Com um grande sonho, você atrai e desenvolve grandes pessoas (e nós já sabemos que as pessoas são a base de tudo, né?).

Pessoas de sucesso são grandes inspirações. Você gostaria de alcançar o nível de maturidade e estratégia de liderança nas organizações desses grandes empreendedores? A PS Treinamento pode te ajudar nessa caminhada: conheça nosso Programa de Formação de Liderança.

Referências:

BRASIL, Endeavor. Day1 | Tudo o que a gente é, é um pouco de todo mundo [Sofia Esteves]Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=pG_KXAcfVa4>. Acesso em: 04 jan. 2017.

ORG, Na Prática. Lições de Jorge Paulo Lemann – O que é preciso para se ter sucesso. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pG_KXAcfVa4>. Acesso em: 17 jan. 2017.

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