Líder frustrado: como evitar uma carreira maçante

Líder frustrado: como evitar uma carreira maçante

Líder frustrado: como evitar uma carreira maçante

300 200 PS

Você sonha em ter sucesso profissional e se tornar um grande líder? Caso tenha respondido sim, provavelmente irá se identificar  com este artigo.

 

Ser promovido e atingir cargos de liderança é o sonho da maioria das pessoas que ingressam no mercado de trabalho. Entretanto, como já dizia o tio Ben – o tio do homem-aranha – “With great power comes great responsibility” (Um grande poder traz consigo uma grande responsabilidade).

 

Engana-se quem pensa que liderar é apenas fiscalizar o trabalho dos outros. Além disso (que já é muita coisa), os líderes da área comercial, por exemplo, precisam se preocupar em melhorar os resultados financeiros, aumentar a carteira de clientes e motivar os vendedores, entre outras diversas atividades.

o- lider -frustrado

Qual é a realidade do líder frustrado

 

Um estudo conduzido pela psicóloga mineira Betania Tanure e pelos pesquisadores Antonio Carvalho Neto e Juliana Oliveira Braga, que contou com mais de 1200 participantes, demonstrou um quadro preocupante:

 

  • 84% dos executivos se identificam com “o líder frustrado”
  • 76% deles acessam e-mail profissional fora do horário de trabalho.
  • 58% acham que os cônjuges estão descontentes com o ritmo excessivo de trabalho deles.
  • 55% vivenciam uma mudança radical no trabalho.
  • 54% estão insatisfeitos com o tempo dedicado à vida pessoal.
  • 35% apontam problemas com o chefe como a crise mais marcante de suas vidas.

 

Líder frustrado: 6 dicas para evitar uma carreira maçante

 

#1 Seja motivado.

Entusiasmo e motivação refletem seu desejo interno de sucesso e superação.

 

Nossa dica para o líder frustrado: uma das formas de se manter motivado é dar a si mesmo “recompensas”. Ex.: pause 5 minutos a cada 25 a 40 minutos de trabalho realizado; coma algo que você gosta após um grande dia de trabalho; tire alguns dias para viajar após terminar um grande projeto.

 

#2 Capacite-se

Acelere seu processo de aprendizado e diminua sua frustração.

 

Nossa dica para o líder frustrado: ao assumir uma nova posição, você com certeza irá se deparar com atividades nas quais é inexperiente. Por isso, o melhor caminho é procurar capacitações específicas e Programas de Formação de Liderança.

 

#3 Ouça mais.

Aprenda a ouvir mais do que falar.

 

Nossa dica para o líder frustrado: pessoas que optam mais por falar do que ouvir geralmente perdem informações valiosas, o que pode acarretar em retrabalhos, que geram mais estresse e mais horas extras.

 

#4 Conhece-te a ti mesmo.

O autoconhecimento ajuda nas escolhas do dia a dia.

 

Nossa dica para o líder frustrado: essa é uma dica que costumamos dar para todas as situações, porque acreditamos que o autoconhecimento é capaz de diminuir as frustrações e empoderar o indivíduo. Uma das formas de desenvolvê-lo é meditando.

 

#5 Agradeça.

Parece óbvio, mas muitas pessoas esquecem de agradecer aos outros.

 

Nossa dica para o líder frustrado: o homem é um animal político (já dizia Aristóteles). Por isso, precisa cultivar bons relacionamentos e o agradecimento é um hábito fundamental para o bom convívio.

 

#6 Faça um desafio consigo mesmo.

Tente permanecer consciente das suas atitudes o maior tempo possível.

 

Nossa dica para o líder frustrado: muitos profissionais se batem com problemas simples de resolver ou não encontram soluções e oportunidades simplesmente porque estão agindo no piloto automático. Que tal começar a deixar uma parte da sua atenção dedicada a se auto-observar de forma a ficar mais consciente durante o seu dia?

 

A PS Treinamento pode ajudá-lo a se transformar de um líder frustrado em um líder consciente. Nós somos especialistas em treinamento de formação e desenvolvimento de liderança. Conheça nossos programas.

Comentários

comentário