Sucessão em 3 passos para você continuar crescendo

Sucessão em 3 passos para você continuar crescendo

Sucessão em 3 passos para você continuar crescendo

400 270 PS

Você já está há algum tempo em uma posição de liderança, mas ainda tem vontade de crescer e assumir mais responsabilidades. Para isso, você precisa ter um plano de sucessão.

Apesar de praticamente 100% dos líderes concordarem com essa afirmação (segundo pesquisa realizada pela FVG), 61% não desenvolvem programas internos para identificação de talento. Segundo Marcelo Ferraz, diretor de negócios da Mercer, quando um presidente ou diretor deixa o cargo sem deixar um plano B, as ações da empresa tendem a cair 30%.

 

sucessão-em-3 passos

 

Trouxemos algumas dicas para orientar você no momento certo. Seguindo essas dicas, você conseguirá crescer e levar seus colaboradores com você, deixando uma posição bem estruturada nas mãos da pessoa certa.

Sucessão: dicas-chave para estruturar um plano assertivo

 

#1 Modelo de competências.

A primeira coisa que você precisa fazer é definir um modelo de competências. Ou seja, precisa traçar um perfil das pessoas que a empresa quer para cada vaga de gestão e as habilidades e requisitos básicos necessários para cada vaga.

Nossa dica de sucessão:

Alinhe com a alta cúpula da empresa. A característica principal que seu sucessor precisa ter é compartilhar os valores da organização. Por isso, nada mais assertivo do que envolver a alta cúpula nesse processo.

 

#2 Avaliação de desempenho.

O segundo passo é mapear as características e habilidades dos colaboradores, assim como o desempenho e resultados alcançados.

Nossa dica de sucessão:

Antes de promover seus funcionários, vá adicionando responsabilidades para identificar o nível de maturidade deles em relação às demandas. Assim, você consegue ter uma visão prática de como ele reagiria se estivesse no seu lugar.

 

#3 Assessment.

O último passo é identificar o estágio de cada colaborador no processo de sucessão.

Nossa dica de sucessão:

Nesse estágio o ideal é disponibilizar treinamentos para formação e aperfeiçoamento dos possíveis sucessores. Nenhum de seus colaboradores vai estar 100% preparado, você precisa ajudá-los a chegar lá.

 

A PS Treinamento pode ajudá-lo no processo de sucessão. Nós somos especialistas em treinamento de formação e desenvolvimento de liderança e dispomos de uma ferramenta consistente de assessment. Conheça nossos programas.

Comentários

comentário