Workshop Empresarial: 3 dicas para maximizar a eficiência

Workshop Empresarial: 3 dicas para maximizar a eficiência

Workshop Empresarial: 3 dicas para maximizar a eficiência

1920 1280 PS

COMO AUMENTAR A PERFORMANCE DO WORKSHOP EMPRESARIAL

3 dicas indispensáveis para a organização de Workshop Empresarial. Descubra como alavancar o conhecimento dos colaboradores para manter a empresa crescendo.

Você concorda que sua força de trabalho é o seu bem mais valioso? Acreditamos que capacitar os colaboradores é uma medida indispensável para líderes eficazes. Uma boa maneira de fazer isso é por meio do Workshop Empresarial.

Neste artigo, vamos falar sobre:

  • A importância de criar uma atmosfera de confiança e cooperação;
  • Como alavancar o conhecimento de seus colaboradores para manter sua empresa crescendo;
  • Dicas para garantir um workshop empresarial de alto impacto.

Se, ao final do artigo, você ainda tiver dúvidas sobre como organizar um workshop empresarial, mande uma mensagem para nossos consultores: Falar com consultor.

#1 A IMPORTÂNCIA DE CRIAR UMA ATMOSFERA DE CONFIANÇA E COOPERAÇÃO

O primeiro passo para iniciar um processo de desenvolvimento de seus colaboradores é demonstrar que o local de trabalho é um atmosfera transparente que incentiva a cooperação. Veja algumas dicas:

  • Reconhecimento: em qualquer organização há colaboradores de destaque. Procure elogiá-los e compartilhe as boas práticas destes colaboradores com os demais membros da equipe.

Mas cuidado! Em ambientes de alta competitividade, como em uma equipe de vendas, é preciso cuidar para não desmotivar sua equipe. Tente não elogiar apenas quem mais se destaca, mas também encontrar pequena ações de todos que possam incentivar os demais.

  • Incentive o coaching entre colaboradores: além de contratar serviços externos de treinamento, incentive também a colaboração interna, influencie os colaboradores a compartilhar seus conhecimentos.

Você lidera uma equipes comerciais? Seu time de vendas também precisa de coaching!

#2 COMO ALAVANCAR O CONHECIMENTO DOS COLABORADORES PARA CONTINUAR CRESCENDO

Os conhecimentos e as habilidades de seus colaboradores representam o combustível que impulsiona o motor do negócio – e você precisa saber aproveitar esse conhecimento.

Alguns métodos comumente utilizados para capacitar colaboradores são:

  • Reconhecimento (lembre-se de tomar os cuidados que comentamos acima): bônus em dinheiro, feedbacks em público ou treinamentos especiais a quem trouxer inovações. Esta técnica funciona bem à curto prazo e renovando a motivação do colaborador.
  • Formação de Líderes: programas focados em desenvolver habilidades essenciais para liderança (comunicação, delegação, liderança situacional). Esta é uma ótima opção para garantir a longevidade do negócio, apresentando resultados à longo prazo.
  • Intervenções curtas: workshop empresarial, palestras, oficinas. Esta opção, se bem executada, pode gerar resultados impactantes em um curto prazo de tempo.

#3 DICAS PARA GARANTIR UM WORKSHOP EMPRESARIAL DE ALTO IMPACTO

#1 Esteja presente.

  • Líderes e colaboradores do RH devem estar presentes no momento do Workshop, para certificar a assertividade do encontro;
  • Durante o Workshop In Company, explique o propósito e peça sugestões;
  • Inclua uma discussão sobre o que a empresa está tentando fazer, como está fazendo e para onde está indo.
  • Não assuma que todos os colaboradores já sabem as respostas.

#2 Workshops produtivos e não trabalho-extra.

  • É interessante programar os Workshops In Company em um horário regular de trabalho;
  • Outra dica é o coffe-break, que funciona como um quebra-gelo;
  • Garanta encontros produtivos estabelecendo uma duração razoável;
  • E lembre-se sempre de reforçar os aprendizados para garantir a absorção dos aprendizados.

#3 Mire na qualidade.

  • Certifique-se de que os workshops contêm informações úteis e que o apresentador está preparado;
  • Seja específico sobre o tipo de informação que você quer quando brifar o apresentador;
  • Não se esqueça de mapear as principais dúvidas sobre o assunto dentro da empresa antes de estruturar o conteúdo programático.

Bônus: agradeça, tanto o apresentador como os colaboradores presentes, eles precisam saber que seus esforços são apreciados. Reconhecer seu desejo de melhorar seu desempenho muitas vezes incentiva quem está a sua volta.

Crie uma atmosfera de confiança e cooperação, cuide com a competição interna e invista no desenvolvimento de seus colaboradores!

Você gostaria de uma ajudinha para empoderar seus colaboradores e torná-los solucionadores de problemas? Temos palestras e Workshops voltados exatamente para este propósito! Saiba mais.

Procurando Workshop de Vendas? Conheça a Signature Brasil.

Daniel Spinelli

30 de maio de 2017

Comentários

comentário